segunda-feira, 20 de julho de 2015

Dúvidas ao lavar os cabelos?

Será que estou lavando direitinho meu cabelo?

Oi gente! Este texto de hoje é continuação deste aqui. Ambos foram feitos pela querida Nathalia Divina, parceira da Penteadeira! Ela tira várias dúvidas sobre cabelos e conta seus "segredinhos". Confira abaixo as ótimas dicas da "Tatay"!


Por Nathalia Divina
Médica em Goiânia (GO) e amiga da Penteadeira!

Voltei gente! Continuando nossa saga sobre cabelos, hoje teremos mais uma etapa dos nossos cuidados. Vamos falar sobre a lavagem! Aposto que vão ter muitas novidades, então vamos lá!

Uma informação básica e que todo mundo já deve saber é que a água quente prejudica o cabelo. Assim como a pele, o cabelo é formado por proteínas, que ao serem submetidas a temperaturas muito altas, podem sofrer alterações, além do que a água muito quente, em contato com o couro cabeludo, pode provocar descamações, propiciando a dermatite seborreica, popularmente conhecida como caspa. Portanto, na hora de lavar os cabelos, é mais saudável usar a água o mais fresquinha possível!

Nada de água quente para lavar os cabelos, ok!
(Pode até lavar no tanque que dá certo!)


Passado o ajuste da temperatura, vamos para o shampoo. Existem vários tipos de produtos no mercado, com formulações diferentes e propostas para variados tipos de cabelos. Confesso que meu conhecimento sobre isso não é vasto, porém vale dizer que um dos mitos mais conhecidos sobre shampoos é verdadeiro. Sim, o cabelo acostuma com o produto, perdendo sua eficácia. Isso serve não só para o shampoo, mas para os outros produtos também, como condicionadores, cremes de tratamento, óleos, etc. 

Isso acontece devido ao acúmulo de resíduos do produto no cabelo, que eu mencionei no post anterior. Para resolver esse problema podemos intercalar o uso de algum anti-resíduos (no meu caso uso o Johnson’s baby); ou ainda podemos trocar de produto com mais regularidade, deixando dois frascos diferentes em uso no banheiro.

Os produtos no banheiro da Nathalia!

Uma informação que aprendi aqui mesmo no blog foi sobre a aparência do produto. Shampoos leitosos geralmente são menos adstringentes, melhores para cabelos secos, enquanto shampoos mais translúcidos ("transparentes") costumam remover mais a oleosidade. 

O mais importante é ir lendo os rótulos dos produtos com calma e tentar encontrar similaridades entre os que foram bons, pra saber qual componente em específico produziu cada efeito no cabelo. As mocinhas estudiosas do cronograma capilar são muito bem informadas nesse ponto, e o que eu basicamente aprendi é que: 

Produtos com derivados proteicos como queratina tem a função de reconstrução, melhorando a constituição do fio.

Produtos com óleos e manteigas tem a função de nutrição, trazendo brilho.

Produtos com vitaminas tem a função de hidratação, deixando o cabelo macio e emoliente.

De certa forma, nossos cabelos acabem precisando de todas essas qualidades, e aí entra o cronograma, sugerindo intercalar esses produtos para que o cabelo possa absorver tudo o que for necessário.

HUUMM!!!!!! Agora deu para entender melhor!

Euzinha confesso que tenho muita dificuldade em classificar os produtos, e não tenho muita disciplina para seguir o cronograma. Acabo usando produtos diferentes de uma maneira um tanto aleatória, mas até que tem funcionado!

Nesse último mês tenho usado esses produtos combinados: o shampoo de bebê (Johnson’s baby) já era meu queridinho desde que a Larissa deu a dica sobre ele. Me ajuda na primeira lavada, em que o cabelo está mais sujinho, e também é ótimo para retirar make à prova d’água. O Johnson tem em sua própria embalagem a informação de que não deixa resíduos no cabelo! Lá também eles informam que o pH é balanceado, porém não informam o valor. 

O shampoo da Haskell eu não conhecia, mas ganhei da minha mãe e estou gostando muito do resultado. Na sua composição possui biotina, que é uma vitamina do complexo B, que participa da hidratação do cabelo e no metabolismo proteico da pele, agindo diretamente no bulbo capilar. A deficiência da biotina pode propiciar o surgimento de dermatite seborreica. Além da biotina, também encontramos o pantenol, outra vitamina do complexo B que ajuda na hidratação do cabelo e a queratina, uma proteína que participa da composição da fibra capilar, tendo função de reconstrução. 

E você achou que nem precisava ler o rótulo né! rss...

Outra característica importante dos produtos é o pH. Nosso cabelo tem um pH levemente ácido, algo entre 4 a 6. O ideal é que usemos shampoos com pH nessa faixa, para que não alterem as ligações químicas do cabelo.

A salinidade sempre foi um assunto muito discutido no mundo dos salões, principalmente após a popularização dos tratamentos químicos, como a escova progressiva. A verdade é que todo shampoo tem sal em sua composição. Geralmente vem escrito um nome pouco reconhecido, o lauril sulfato de sódio. 

O excesso de sal nos produtos é prejudicial para o cabelo, mas mesmo tendo minhas químicas eu não me preocupo mais com a informação “sem sal” no rótulo. O boato era de que o sal dos shampoos fazia com que a duração dos tratamentos químicos fosse menor, mas verdade seja dita, mesmo que o shampoo não tivesse sal, nosso suor é repleto dele, e de qualquer forma, uma hora ou outra, temos que retocar as luzes, a progressiva ou qualquer outra química.

Lindo cabelo da "Tatay"!
Essa foto vale repetir!

Como vocês observaram, eu uso o “anti-resíduos” primeiro. Meu cabelo tem tendência para o ressecamento e não para a oleosidade. Caso sua situação seja contrária - cabelo mais oleoso - pode ajudar se deixar o anti-resíduos por último. Assim o cabelo sai do banho mais fresquinho ainda!

Mais dois detalhes importantíssimos na hora de lavar: diluir o produto em água (reduz a quantidade necessária para lavar e reduz a quantidade de resíduos depositados) e não usar as unhas para esfregar! As unhas provocam pequenos arranhões que funcionam como porta de entrada para fungos, causando doenças do couro cabeludo, que geralmente são de difícil tratamento. E, garantir um enxágue muito bem feito, pois qualquer quantidade de shampoo que permanecer no cabelo pode deixá-lo opaco e ressecado.


Nathalia Divina, parceira e seguidora da Penteadeira!

Vamos criar o hábito de ler nossos rótulos, mocinhas! Nossa mente já vai guardando as informações e aprendendo os benefícios de cada composição! Nunca deixem de verificar as certificações dos produtos e se foram dermatologicamente testados e aprovados! 

Até breve com mais curiosidades!


Fotos: arquivo pessoal da Nathalia e da Penteadeira.

0 comentários :

Postar um comentário

Muito obrigada pela visita!! Fique à vontade para deixar seu comentário, é sempre bem-vindo!!

 
Design by Guilherme Maia