quarta-feira, 29 de julho de 2015

Série Cabelos: e depois do shampoo?

Depois de lavar os cabelos, fique atenta aos cuidados!


Por Nathalia Divina
Médica em Goiânia (GO) e parceira da Penteadeira!

Continuando a lavar os cabelos! Pra quem vem acompanhando as publicações, está será a terceira postagem sobre cabelo, uma sequência sobre dicas e truques pra ter um cabelo saudável e bem cuidado, voltada para os cabelos cacheados (e outros tipos de cabelos também)! Para as mocinhas que chegaram agora, sejam bem-vindas! Se gostarem deste post, saibam que há muito mais coisas interessantes no blog! (E ao final deste texto estão os links para as duas primeiras publicações!)

Na publicação anterior, falamos sobre a primeira etapa da lavagem dos cabelos, o shampoo. Hoje vamos continuar nosso "banho"! Depois de retirado todo o shampoo é hora de usar um produto condicionante. Podemos escolher o próprio condicionador ou algum outro produto de tratamento, ou uma combinação de produtos.

Como o shampoo, o condicionador também deve ser diluído antes de aplicado no cabelo, de modo a não deixar resíduos e obstruir poros. Existem produtos específicos para cada função, e geralmente os rótulos detalham para que serve cada creme. O importante também é testar, checar como seu cabelo responde a cada produto. 

Eu costumo variar bastante o tipo de condicionador que uso no cabelo. Geralmente faço um revezamento dos que tenho no banheiro. 


É importante verificar o resultado dos produtos nos cabelos.


A cada lavada uso um produto diferente, para ter benefícios diferentes e para evitar que o cabelo se acostume. Como meu cabelo tem mais tendência ao ressecamento, costumo passar o creme por toda extensão do fio, mas tomando o cuidado de começar pelas pontas pra evitar o acúmulo de produto na raiz. Essa é uma dica para as mocinhas de cabelos cacheados, que tem tendência ao ressecamento. 

Já quem não tem o cabelo ressecado deve aplicar hidratante apenas do comprimento para as pontas, como se fosse um rabo de cavalo. Depois de espalhado o produto, é válido fazer uma "massagenzinha" no couro cabeludo para ativar a circulação sanguínea local e melhorar o aporte de nutrientes. E depois desembarace os fios com um pente, sempre de maneira suave para não quebrar. 

Pessoas com cabelos cacheados não devem pentear os cabelos secos, pois isso aumenta o volume e o frizz devido ao surgimento de eletricidade estática pela fricção do pente com o fio. Já ouvi dizer que pentes de madeira reduzem esse efeito, mas pra mim o que funciona mesmo é pentear apenas no banho, pois dessa forma também preservo o formato dos cachos.

Na minha rotina, depois de desembaraçar o cabelo, eu deixo ele de lado com o produto e vou tomar meu banho. Aprendi a não fazer coque no alto da cabeça para não escorrer excesso de produto na raiz, então costumo apenas prender com uma piranha de plástico num rabinho de lado. 

Enquanto tomo banho o produto já faz efeito! Gosto de produtos práticos, principalmente aqueles de efeito rápido, justamente pra já poder resolver tudo rapidamente e sair do banho prontinha! 


Produtos em uso atualmente.


Atualmente estou usando um condicionador da Pantene, um creme de tratamento da Aussie e o condicionador da Haskell, que acompanha o shampoo do post anterior.

A Pantene é uma marca já muito conhecida que fabrica produtos que sempre funcionaram bem pro meu cabelo. Este condicionador em especial traz muita emoliência e facilita bastante o desembaraçar. Uso ele sempre quando tenho previsões sombrias de demorar a conseguir lavar de novo. Quando vou ter uma semana corrida pela frente, por exemplo, pois ele é bem leve e o cabelo fica soltinho e macio por mais tempo.

O creme da Aussie eu confesso que ainda não tenho muito pra falar. Li muitas coisas na internet e tinha comentários positivos e negativos. Usei ele umas três vezes apenas, e o cabelo ficou muito macio já na hora da aplicação. Ainda não tive nenhuma queixa sobre ele. Segundo descobri nas minhas pesquisas, o ativo que é o diferencial do produto, é um derivado de uma alga australiana, que tem por propriedades dar hidratação intensa e brilho.

E o último produto, o condicionador da Haskell, fazendo parzinho com meu shampoo, tem em sua formulação os mesmos benefícios da biotina, do pantenol e da queratina, sendo um ótimo hidratante e com propriedades de reconstrução. Além disso temos o benefício do pH balanceado, confira no post anterior! (Dúvidas ao lavas os cabelos)


É sempre importante massagear o couro cabeludo com cuidado.


Vale sempre lembrar: depois de aplicado o produto, "massagenzinha", desembaraçar e o tempinho pra agir enquanto toma o banho. O correto é remover todo o produto do cabelo, tomando o cuidado para não deixar nenhum resídio, principalmente no couro cabeludo.

Esses produtos não são do tipo sem enxágue ou leave-in, portanto devem ser retirados do cabelo! Aquela mesma história de não acumular resíduos na raiz e não obstruir o bulbo capilar.

Então pronto! Cabelos lavadinhos e hidratados no banho! E depois?! Cremes sem enxágue e cuidados pós-lavada também estarão no blog! Fiquem de olho!

Nathalia Divina, colaboradora e seguidora do blog!


Parte 1 (Cabelos cacheados por Nathalia Divina)

Parte 2 (Dúvidas ao lavar os cabelos)



Fotos: arquivo pessoal da Nathalia e divulgação.

0 comentários :

Postar um comentário

Muito obrigada pela visita!! Fique à vontade para deixar seu comentário, é sempre bem-vindo!!

 
Design by Guilherme Maia